PUBLICIDADE

Oriente Médio

Cuba diz que condições são "favoráveis" para restabelecer laços com EUA

18 mai 2015 - 20h53
Compartilhar
Exibir comentários

As condições são favoráveis para o restabelecimento das relações diplomáticas com os Estados Unidos, afirmou Cuba nesta segunda-feira, antes da próxima rodada de diálogo em Washington.

Bandeiras de Cuba e EUA tremulam em Havana. 19/12/2014.
Bandeiras de Cuba e EUA tremulam em Havana. 19/12/2014.
Foto: Enrique De La Osa / Reuters

Os dois adversários de longa data devem se reunir na quinta-feira para a quarta sessão de negociação para restabelecer os laços diplomáticos, rompidos em 1961 durante as tensões da Guerra Fria.

As chamadas seções de interesses em Washington e Havana devem ser atualizadas para embaixadas se o restabelecimento das relações bilaterais realmente ocorrer.

Embora algum progresso tenha sido conquistado, os dois lados ainda precisam chegar a um acordo sobre a conduta de diplomatas, disse o vice-diretor para assuntos norte-americanos no Ministério das Relações Exteriores cubano, Gustavo Machin.

Cuba quer que os norte-americanos suspendam cursos de formação em jornalismo e da Internet que considera subversivos e uma violação à Convenção de Viena sobre diplomacia.

"Nós não vemos obstáculos, mas sim questões a resolver e discutir", disse Machin a repórteres.

Cuba, que controla rigidamente seus meios de comunicação e bloqueia sites dirigidos por jornalistas independentes, vê os cursos ministrados na missão dos EUA em Havana como conspiradores e remanescentes da política norte-americana para a mudança do regime cubano.

(Reportagem de Daniel Trotta)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade