PUBLICIDADE

Oriente Médio

Cerca de 1.200 prisioneiros escapam de prisão no Iêmen

Incidente é o maior em uma série de fugas de presos que deixaram soltos militantes iemenitas nos últimos anos

30 jun 2015 - 18h23
(atualizado às 20h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Combatentes tribais e milícias estão envolvidos em conflitos com rebeldes Houthi
Combatentes tribais e milícias estão envolvidos em conflitos com rebeldes Houthi
Foto: EPA

Cerca de 1.200 prisioneiros, incluindo suspeitos da al Qaeda, escaparam durante confrontos em um presídio no centro do Iêmen nesta terça-feira (30), disseram autoridades.

O incidente é o maior em uma série de fugas de presos que deixaram soltos militantes iemenitas nos últimos anos, e sinaliza uma erosão maior do Estado em meio a uma guerra civil.

Siga o Terra Notícias no Twitter

“Grupos de apoiadores da al Qaeda… hoje atacaram a prisão na cidade de Taiz e mais de 1.200 dos perigosos prisioneiros escaparam”, disse a agência de notícias estatal Saba, citando uma fonte de segurança. 

Outra autoridade local disse à Reuters que alguns dos fugitivos eram “suspeitos de pertencer à al Qaeda”, mas relatou que eles escaparam em meio a pesados confrontos entre milícias na cidade. 

Combatentes xiitas do grupo Houthi entraram em Taiz em março, em um avanço em direção ao sul do país a partir de sua base na capital Sanaa, o que motivou a intervenção militar de uma coalizão liderada pela Arábia Saudita.

Mas três meses de ataques aéreos ainda não conseguiram frear o avanço do grupo e de unidades do Exército do Iêmen que são leais ao ex-presidente Ali Abdullah Saleh, aliados dos rebeldes houthis. 

O oficial de segurança disse que forças armadas ligadas a Saleh permitiram que prisioneiros escapassem.

Al-Qaeda no Iêmen confirma morte de líder em ação dos EUA:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade