PUBLICIDADE

Mundo

'Mais de mil prisioneiros' escapam no Iêmen

30 jun 2015 - 18h38
Compartilhar
Exibir comentários

Cerca de 1,2 mil prisioneiros, incluindo suspeitos de envolvimento com a Al-Qaeda, escaparam de uma prisão no Iêmen, segundo autoridades locais.

Combatentes tribais e milícias estão envolvidos em conflitos com rebeldes Houthi
Combatentes tribais e milícias estão envolvidos em conflitos com rebeldes Houthi
Foto: EPA

Antes da fuga, houve confrontos dentro da prisão em Taiz, na região central do país.

Desde que rebeldes Houthi forçaram o presidente Abdrabbuh Mansour Hadi a fugir para a cidade portuária de Aden e depois para a Arábia Saudita, no último mês de março, o Iêmen mergulhou em sua pior crise em anos, enquanto forças políticas competem pelo poder.

Ainda não está claro como exatamente os prisioneiros fugiram.

A agência de notícias estatal Saba citou uma autoridade de segurança afirmando que a prisão foi atacada por defensores da Al-Qaeda.

No entanto, outro funcionário disse à agência de notícias Reuters que os detentos fugiram em meio a confrontos entre milícias rivais.

A agência Associated Press, por sua vez, afirmou que os guardas do presídio abandonaram seus postos depois que o conflito começou entre rebeldes Houthi e seus oponentes, também citando uma fonte de segurança do país.

Esta é a terceira maior fuga de prisioneiros no Iêmen desde que uma operação de ataques aéreos contra os rebeldes, liderada pelo governo saudita, começou, no dia 26 de março.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade