PUBLICIDADE

Oriente Médio

Seis países árabes rompem relação com o Catar por terrorismo

5 jun 2017 - 05h41
(atualizado às 07h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto de aquivo de 2011 mostra construções imponentes da cidade de Doha, no Catar
Foto de aquivo de 2011 mostra construções imponentes da cidade de Doha, no Catar
Foto: Getty Images

O Catar assegurou nesta segunda-feira que a decisão tomada pelos países árabes de romper relações se fundamenta em "calúnias", depois que Arábia Saudita, Egito, Bahrein e Emirados Árabes Unidos (EAU) cortaram seus laços diplomáticos por acusar o país de apoiar o terrorismo.

Em comunicado, o Ministério de Assuntos Exteriores catarianos afirmou que "esta medida não se justifica e se fundamenta em calúnias, que não se sustenta sobre nenhuma evidência".

Os países árabes culparam o emirado do Golfo de "minar a estabilidade" e de não cumprir com os acordos entre os membros do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), composto por EAU, Kuwait, Catar, Omã, Bahrein e Arábia Saudita.

No entanto, o Catar assegurou que é "um membro ativo" do CCG, e que está "comprometido com os seus acordos, respeita a soberania de outros países e não intervém em assuntos internos".

Riad tomou esta decisão, segundo a agência oficial "SPA", devido às violações "graves das autoridades de Doha, em privado e em público, nos últimos anos com o fim de romper a unidade interna saudita".

Bem como por "incitar o abandono do estado, pôr em perigo a sua soberania e a adoção de organizações terroristas (...), entre elas Irmãos Muçulmanos, Estado Islâmico e Al Qaeda".

O ultraconservador reino acusou também Doha de apoiar o Irã no seu apoio aos grupos "terroristas" na província de maioria xiita saudita de Qatif, bem como no Bahrein, além de apoiar os rebeldes houtis do Iêmen.

O Catar disse no texto divulgado pelo seu departamento de Exteriores que "cumpre com o seu dever na luta contra o terrorismo e o extremismo".

Apesar de tudo, o Catar garantiu aos cidadãos e residentes no país que a vida diária não será afetada pela decisão destes Estados, "para fazer fracassar toda tentativa que possa afetar a sociedade e a economia catarianas".

Veja também

Como será a primeira missão espacial ao Sol, anunciada pela Nasa:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade