PUBLICIDADE

Oriente Médio

Avanço do Estado Islâmico na Síria e no Iraque é controlado

"Forças iraquianas e as forças do governo regional do Curdistão, com o apoio dos ataques aéreos da coalizão, estão recuperando terreno no Iraque", informou comunicado

3 dez 2014 - 11h39
(atualizado às 11h51)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Membros da coalisão insistiram em cinco pontos importantes na luta contra o grupo jihadistas</p>
Membros da coalisão insistiram em cinco pontos importantes na luta contra o grupo jihadistas
Foto: EFE en español

A campanha de ataques aéreos da coalizão internacional contra o grupo Estado Islâmico começa a mostrar resultados, e o avanço do EI no Iraque e na Síria está sendo controlado, declararam nesta quarta-feira os sessenta países membros ao final de uma reunião ministerial em Bruxelas.

"O avanço do EI/Daesh na Síria e no Iraque está parado. As forças iraquianas e as forças do governo regional do Curdistão, com o apoio dos ataques aéreos da coalizão, estão recuperando terreno no Iraque", indicou a coalizão em um comunicado.

Criança levada para viver com jihadistas volta para família:

Os membros da coalizão, que conta com países ocidentais e árabes, "reafirmaram seu compromisso em trabalhar em conjunto como parte de uma estratégia comum, multiforme e de longo prazo para enfraquecer e vencer o EI".

Eles insistiram em cinco pontos importantes na luta contra o grupo jihadistas: "aumentar o esforço militar, parar o fluxo de combatentes estrangeiros, cortar o acesso aos financiamentos, atacar o problemas da ajuda humanitária e deslegitimar" o EI.

Os participantes da reunião também "saudaram a intervenção do primeiro-ministro iraquiano, Haidar al-Abadi, que detalhou o plano de seu governo para vencer o EI/Daesh, combinando medidas de segurança, políticas e econômicas".

Ele prevê manter reuniões a nível ministral "tantas quanto forem necessárias, e o mais tardar daqui a seis meses".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade