PUBLICIDADE

Oriente Médio

Atentados deixam ao menos 23 mortos no Iraque

Três ataques com carros-bomba aconteceram nas cidades de Bagdá e Kirkuk

7 ago 2014 - 11h21
(atualizado às 11h24)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Local da explosão de carro-bomba em Bagdá</p>
Local da explosão de carro-bomba em Bagdá
Foto: Ahmed Saad / Reuters

Um homem-bomba dirigindo um carro matou 14 pessoas em uma área predominantemente xiita de Bagdá nesta quinta-feira, disseram a polícia e fontes médicas.

O ataque ocorre em um momento no qual militantes do Estado Islâmico avançam em uma ofensiva no norte do Iraque que mobilizou forças curdas e colocou o governo do Iraque e potências regionais em alerta.

Outros dois carros-bomba explodiram nesta quinta-feira matando nove pessoas na cidade petrolífera de Kirkuk, no norte do Iraque, de acordo com a polícia e fontes médicas. Entre as vítimas estão três crianças, além de outros 50 que ficaram feridas, informou a Agência EFE uma fonte de segurança. 

As explosões ocorreram perto de uma mesquita xiita. As vítimas eram deslocados da cidade de maioria turcomana de Tal Afar, na província setentrional de Ninawa, e da aldeia de Bashir, ao sudoeste de Kirkuk.

Explosão da cidade de Kirkuk deixou nove mortos
Explosão da cidade de Kirkuk deixou nove mortos
Foto: MARWAN IBRAHIM / AFP

Este atentado acompanha uma série de atos terroristas registrados ontem, quando pelo menos 32 pessoas morreram e outras 108 ficaram feridas em Bagdá.

Os atentados contra alvos xiitas e forças de segurança se soma atualmente a onda de violência gerada a partir dos combates entre as forças governamentais e os grupos insurgentes, entre eles o radical Estado Islâmico (EI), em várias partes do Iraque.

Pelo menos 1.737 iraquianos morreram e outros 1.978 ficaram feridos por atos de violência e terrorismo somente no mês de julho, segundo dados da missão da ONU neste país (Unami).

Com informações da Reuters e EFE. 

Foto: Arte Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade