PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ataque contra missão policial da UE no Afeganistão deixa dois civis mortos

5 jan 2015 - 13h32
Compartilhar

Um ataque suicida no leste em Cabul contra um comboio de veículos da missão policial da União Europeia (UE) no Afeganistão (EUPOL) deixou dois civis afegãos mortos e 12 feridos nesta segunda-feira, informaram à Agência Efe fontes oficiais.

O ataque ocorreu por volta das 13h30 locais (7h de Brasília), quando o suicida detonou as bombas que carregava junto ao corpo, disse o porta-voz da polícia de Cabul, Hashmat Stanikzai.

O porta-voz do Ministério do Interior afegão, Sediq Sediqqi, confirmou à Efe a morte de dois civis na ação e as 12 pessoas feridas, entre elas três policiais.

Segundo um porta-voz da EUPOL, nenhum membro da missão europeia ficou ferido, porém um veículo blindado foi danificado.

Por sua vez, Zabihullah Mujahid, porta-voz dos talibãs, declarou à Efe que "dezenas de estrangeiros" morreram e foram feridos no ataque, embora os insurgentes tenham o costume de dar informações pouco confiáveis de suas ações.

O Conselho da União Europeia (UE) ampliou recentemente a missão policial comunitária no Afeganistão, focada em assessoria, até 31 de dezembro de 2016. A missão policial, que tem sua sede em Cabul, conta atualmente com 250 soldados internacionais e 200 locais.

No final de novembro, cinco pessoas, entre elas um britânico, morreram em um atentado similar contra um veículo diplomático em na capital afegã.

O Afeganistão atravessa um dos seus momentos mais complicados desde a invasão dos Estados Unidos e o final do regime talibã, há 13 anos, com um aumento nos últimos meses dos ataques insurgentes e da quantidade de vítimas civis.

EFE   
Compartilhar
Publicidade