PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Oriente Médio

Americano detido no Iêmen é libertado e viaja a Omã

1 jun 2015 - 15h30
Compartilhar
Exibir comentários

Um cidadão americano que havia sido detido no Iêmen foi libertado e enviado a Omã, onde foi recebido pelo embaixador dos Estados Unidos, informou um diplomata de alto escalão deste país à AFP.

"Posso confirmar que o cidadão americano deixou o Iêmen e atualmente está em Mascate, Omã", afirmou a fonte do departamento de Estado.

"O embaixador americano e um funcionário consular se reuniram com ele em sua chegada ao aeroporto e forneceram toda a assistência consular possível", acrescentou.

A identidade do homem não foi confirmada, assim como o local onde foi detido, ou por quem.

O departamento de Estado disse à AFP no domingo que trabalha pela libertação de "vários cidadãos americanos" detido no Iêmen, onde os combates aumentaram nos últimos meses, encorajados por rebeldes xiitas apoiados pelo Irã.

Funcionários dos Estados Unidos disseram que os esforços para alcançar sua libertação haviam ocorrido principalmente através de "intermediários, incluindo grupos humanitários que seguem tendo uma presença em Sanaa", segundo a edição dominical do jornal The Washington Post.

De acordo com o jornal, a rebelião xiita huthi, que conquistou amplos territórios do Iêmen, "deteve ao menos quatro cidadãos americanos" que estariam na prisão da capital Sanaa.

Nenhum deles seria funcionário governamental, acrescentou.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade