PUBLICIDADE

Mundo

ONU alerta: 20 milhões de crianças estão sem vacinas

15 jul 2019 - 12h35
(atualizado às 12h47)
Compartilhar
Exibir comentários

Mais de uma a cada 10 crianças, ou 20 milhões em todo o mundo, ficaram sem vacinas que combatem doenças potencialmente letais como sarampo, difteria e tétano no ano passado, alertaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo Internacional de Emergência para a Infância das Nações Unidas (Unicef), nesta segunda-feira.

Em um relatório sobre a cobertura global de imunização, as agências da Organização das Nações Unidas (ONU) descobriram que os níveis de vacinação estão estagnando, sobretudo em países pobres ou em áreas de conflito.

Vacinação contra Ebola na República Democrática do Congo
Vacinação contra Ebola na República Democrática do Congo
Foto: James Akena / Reuters

"As vacinas são uma de nossas ferramentas mais importantes para evitar surtos e manter o mundo seguro", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em comunicado.

"Com frequência são aqueles que correm mais risco --os mais pobres, os mais marginalizados, aqueles afetados por conflitos ou expulsos de casa-- que se perdem persistentemente", disse. "São demais os que ficam para trás".

O relatório OMS/Unicef revelou que, desde 2010, a cobertura de vacinação com a vacina contra difteria, tétano e coqueluche em três doses e a vacina contra sarampo de uma dose estacionou em cerca de 86%.

É uma taxa muito baixa, segundo o relatório, já que geralmente é necessário 95% de cobertura para proporcionar um "efeito rebanho" àqueles que não são vacinados.

Em 2018, por exemplo, o número de casos de sarampo mais que dobrou em todo o mundo, chegando a cerca de 350 mil.

"O sarampo é um indicador em tempo real de onde temos mais trabalho a fazer para combater doenças evitáveis", disse Henrietta Fore, diretora-executiva do Unicef. "Um surto aponta para comunidades que estão sem vacinas... (e) temos que esgotar todos os esforços para imunizar cada criança".

Quase metade de todas as crianças não vacinadas do mundo está somente em 16 países: Afeganistão, República Centro-Africana, Chade, República Democrática do Congo, Etiópia, Haiti, Iraque, Máli, Níger, Nigéria, Paquistão, Somália, Sudão do Sul, Sudão, Síria e Iêmen.

Se estas crianças adoecerem, disse o relatório, correm risco de ser vítimas das consequências de saúde mais graves e são as que têm menos acesso ao tratamento e cuidado de que necessitam.

Veja também

Deputados titubeiam ao explicar regras da Previdência:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade