PUBLICIDADE

Mundo

OMS nomeia doença ocasionada pelo novo coronavírus

Enfermidade foi batizada pela organização como COVID-19

11 fev 2020 - 13h07
(atualizado às 13h19)
Compartilhar
Exibir comentários

A Organização Mundial da Saúde (OMS) deu um nome nesta terça-feira (11) para a doença provocada pelo novo coronavírus, que já matou mais de mil pessoas. Até então denominado de 2019-nCoV, a enfermidade passou a ser chamada de COVID-19.

OMS nomeia doença ocasionada pelo novo coronavírus
OMS nomeia doença ocasionada pelo novo coronavírus
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O novo nome do coronavírus foi divulgado pelo diretor diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, em uma entrevista coletiva em Genebra, na Suíça.

"Ter um nome é importante para impedir o uso de outros nomes que podem ser imprecisos ou estigmatizantes", disse Ghebreyesus.

A nomenclatura da doença foi escolhida seguindo algumas regras acordadas entre a OMS e outras agências para que o nome não tenha referências a determinados lugares do planeta, animais ou indivíduos. A designação deve ser pronunciável e ter relação com a doença.

O vírus já recebeu diversos outros nome, de apenas coronavírus até gripe da cobra. A nomenclatura foi decidida pelo Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus (ICTV).

Até o momento, a OMS afirmou que o COVID-2019 já matou 1.018 pessoas, além de registrar mais de 43 mil casos da doença confirmados. Grande parte do número de infectados está dentro da China.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade