Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Netanyahu convoca reunião para aprovar ocupação de Gaza

Plano é criticado pela comunidade internacional e até em Israel

6 ago 2025 - 09h53
(atualizado às 10h34)
Compartilhar
Exibir comentários

O premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, convocou para as 18h (12h de Brasília) desta quinta-feira (7) uma reunião do gabinete de segurança para discutir uma eventual ocupação total da Faixa de Gaza.

Ruínas deixadas por ataques israelenses em Gaza
Ruínas deixadas por ataques israelenses em Gaza
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O encontro deveria ter ocorrido na última terça (5), mas foi adiado em meio às divergências entre o primeiro-ministro e o comandante das Forças de Defesa Israelenses (IDF), Eyal Zamir, que é contra o aumento da ofensiva no enclave palestino devido ao risco de que o Hamas e a Jihad Islâmica usem isso como desculpa para assassinar os cerca de 20 reféns ainda vivos.

Ainda assim, segundo o Times of Israel, o gabinete deve aprovar o plano de ocupação militar total em Gaza, ideia que também é criticada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela União Europeia, mas que teria recebido o aval do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

"Uma expansão da guerra poderia causar consequências catastróficas para milhões de palestinos e colocar ainda mais em risco as vidas dos reféns que permanecem em Gaza", alertou Miroslav Jenca, secretário-geral assistente da ONU para a Europa, Ásia Central e Américas.

Já a UE disse "rejeitar" qualquer hipótese de "modificação demográfica e territorial contrária ao direito internacional", enquanto o ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, considerou uma eventual ocupação total de Gaza um "grave erro".

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade