Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Naufrágio na Líbia deixa mais de 40 migrantes desaparecidos

7 sobreviventes ficaram à deriva por quase uma semana

12 nov 2025 - 12h49
(atualizado às 13h53)
Compartilhar
Exibir comentários

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) confirmou nesta quarta-feira (12) que 42 migrantes seguem desaparecidos no mar após um naufrágio na costa da Líbia na semana passada.

Ao menos 552 corpos de migrantes foram localizados após naufrágios no Mediterrâneo em 2025
Ao menos 552 corpos de migrantes foram localizados após naufrágios no Mediterrâneo em 2025
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

De acordo com a OIM, o barco com 49 tripulantes teria afundado no último 3 de novembro, mas o governo líbio teria iniciado as buscas somente no dia 8, tendo resgatado com vida sete pessoas à deriva.

"Segundo os sobreviventes, alguns usavam coletes salva-vidas enquanto outros se agarravam à embarcação virada", disse um porta-voz da OIM à AFP.

O comunicado oficial informa ainda que o veículo naval, com 47 homens e duas mulheres, saiu da cidade líbia de Zuara, no dia 3, enfrentando um mar revolto por cerca de seis horas, até virar.

"Após ficarem à deriva no mar por seis dias, apenas sete homens, quatro do Sudão, dois da Nigéria e um de Camarões, foram resgatados", disse a OIM, esclarecendo ainda que dentre os desaparecidos, 29 são do Sudão, oito, da Somália, três, de Camarões, e dois, da Nigéria.

O mais recente balanço divulgado ontem pela OIM revela que ao menos 552 pessoas morreram e 494 seguem desaparecidas em rotas de migração do Mediterrâneo Central entre 1º de janeiro e 8 de novembro deste ano. 

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade