Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo Árabe

Polícia volta às ruas em alguns bairros do Cairo

31 jan 2011 - 06h17
(atualizado às 06h44)
Compartilhar

A polícia egípcia voltou nesta segunda-feira a sair às ruas em alguns bairros do Cairo, que tinha deixado na sexta-feira passada, durante os protestos contra o regime do presidente Hosni Mubarak, segundo constatou a agência Efe.

Na praça de Al Gala, no bairro de Dokki, junto ao centro da capital e que foi nos últimos dias palco contínuo de manifestações de manifestantes, os policiais voltaram a seus postos para organizar o trânsito e a área recuperou a normalidade. Em outros bairros como o famoso de Zamalek, onde se encontram muitas embaixadas, se pôde ver apenas um policial na entrada desta egião, onde os próprios cidadãos se encarregavam nos últimos dias de proteger os prédios, como aconteceu em diferentes pontos do país.

Na ponte 6 de Outubro, que se estende de leste a oeste do Cairo, alguns veículos da Polícia que foram incendiados durante os protestos, que começaram na terça-feira passada, tinham sido retirados e já não estavam mais lá. A polícia egípcia recebeu ordens de se desdobrar de novo nas ruas após deixá-las na sexta-feira passada pela noite, depois que se declarou o toque de recolher, o que suscitou uma onda de atos de pilhagem por todo o país.

Além disso, milhares de presos fugiram de várias prisões do país, e muitos deles agiram nas pilhagens. Segundo as autoridades, até a noite deste domingo tinham sido detidas cerca de 3 mil pessoas, acusadas de participar destas ações.

Egípcios desafiam governo Mubarak

A onda de protestos dos egípcios contra o governo do presidente Hosni Mubarak, iniciados no dia 25 de janeiro, tomou nova dimensão na última sexta-feira. O governo havia tentado impedir a mobilização popular cortando o sinal da internet no país, mas a medida não surtiu efeito. No início do dia, dois mil egípcios participaram de uma oração com o líder oposicionista Mohamad ElBaradei, que acabou sendo temporariamente detido e impedido de se manifestar.

Os protestos tomaram corpo, com dezenas de milhares de manifestantes saindo às ruas das principais cidades do país - Cairo, Alexandria e Suez. Mubarak enviou tanques às ruas e anunciou um toque de recolher, o qual acabou virtualmente ignorado pela população. Os confrontos com a polícia aumentaram, e a sede do governista Partido Nacional Democrático foi incendiada.

Já na madrugada de sábado (horário local), Mubarak fez um pronunciamento à nação no qual ele disse que não renunciaria, mas que um novo governo seria formado em busca de "reformas democráticas". Defendeu a repressão da polícia aos manifestantes e disse que existe uma linha muito tênue entre a liberdade e o caos. A declaração do líder egípcio foi seguida de um pronunciamento de Barack Obama, que pediu a Mubarak que fizesse valer sua promessa de democracia.

O governo encabeçado pelo premiê Ahmed Nazif confirmou sua renúncia na manhã de sábado. Passaram a fazer parte do novo governo o premiê Ahmed Shafiq, general que até então ocupava o cargo de Ministro de Aviação Civil, e o também general Omar Suleiman, que inaugura o cargo de vice-presidente do Egito - posto inexistente no país desde o início do governo de Mubarak, em 1981.

Mubarak, à revelia da pressão popular que persiste nas cidades egípcias, ainda não deu sinais de que irá renunciar. No domingo, o presidente egípcio se reuniu com militares e anunciou a ampliação do toque de recolher, bem como o retorno da política antimotins para tentar conter as manifestações. E a a emissora Al Jazeera, que vinha cobrindo de perto os tumultos, foi impedida de funcionar.

Enquanto isso, a oposição segue se articulando em direção a um possível novo governo para o país. Em um dos momentos mais marcantes desde o início dos protestos, ElBaradei discursou na praça Tahrir e garantiu que "a mudança chegará" para o Egito. Já passam de 100 os mortos desde o início dos protestos, na última terça.



Protestos voltam a se intensificar no Egito:
EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra