Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo Árabe

Jornal: EUA interceptaram ordem para ataque à embaixada no Iraque

6 set 2013 - 01h41
(atualizado às 02h05)
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos interceptaram uma ordem de uma autoridade do Irã a militantes presentes no vizinho Iraque para atacar a embaixada americana e outros interesses de Washington em Bagdá, caso a Síria seja alvo de um ataque militar, segundo oficiais americanos informaram ao jornal Wall Street Journal.

Militares vêm tentando prever o alcance de possíveis respostas da Síria, Irã e seus aliados para o caso de uma intervenção militar sobre o regime de Damasco. Autoridades americanas estão em alerta por causa da presença de uma frota de pequenas e rápidas embarcações no Golfo Pérsico, onde os Estados Unidos têm navios de guerra posicionados, segundo o jornal.

Há o temor ainda que o grupo Hezbollah ataque a embaixada americana em Beirute, capital do Líbano. Apesar de mover seus recursos militares para um possível ataque na Síria, oficiais afirmaram que Washington estaria pronta para quaisquer represálias vindas de outros países.

Além da presença de um porta-aviões, o USS Nimitz, os Estados Unidos têm no leste do Mediterrâneo três navios do tipo destroier e um anfíbio, que ajudariam com possíveis evacuações. O Departamento de Estado começou a se preparar na semana passada para retaliações contra embaixadas americanas no Oriente Médio e norte da África.

De acordo com o WSJ, a mensagem interceptada recentemente veio de Qasem Soleimani, chefe da Guarda Revolucionária do Irã, e teria como destino grupos xiitas apoiados por Teerã no Iraque. Na mensagem, Soleimani disse que grupos xiitas devem se preparar para responder com força caso os Estados Unidos ataquem a Síria.

A administração Obama diz que 1.429 pessoas morreram após suposto ataque com armas químicas no dia 21 de agosto, nos arredores de Damasco, e culpam o regime de Bashar al-Assad. O governo sírio culpa os rebeldes que tentam derrubá-lo pelo incidente. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade