Mulher obesa de 240 kg dá à luz na Romênia
Uma mulher de 25 anos e que pesa 240 kg deu à luz a uma menina nesta quinta-feira, no Hospital Universitário de Bucareste, especializado em obesidade, na Romênia. "Eu sempre quis esse bebê, com todo meu coração. Vale qualquer sacrifício", disse a mãe, Victoria Lacatus ao jornal Adevarul.
A menina, que nasceu de cesariana, é saudável e pesa 2,9 kg. De acordo com o médico Daghni Rasasingham, o caso é raro, dado o peso e a altura da mãe, de 1,6 m. Victória ainda corre o risco de coágulos, diabetes, sangramento e infecções pós - nascimento.
O porta-voz do Hospital, Bogdan Popescu, afirmou que a mãe estava sendo cuidadosamente monitorada porque ela sofre de problemas da tireóide e obesidade mórbida, o que facilitaria complicações pós-cirurgia.
Florin Costandache, um médico que ajudou na operação afirmou que o parto foi um grande desafio. "Foi um verdadeiro desafio, porque ela precisou quatro vezes mais anestesia do que uma pessoa normal", disse.
O obstetra Valeriu Horhoianu, chefe dos cirurgiões, afirmou que pelo menos dez mulheres obesas já deram à luz no Hospital Universitário de Bucharest, mas que todas elas pesavam menos de 160 kg.
Nicolae Cernea, um médico da cidade de Craiova, onde Victória esteve hospitalizada por um mês antes de ganhar o bebê, afirmou que o caso dela é único na Romênia. Em agosto de 2008, uma mulher de 255 kg deu à luz a trigêmeos, Grã-Bretanha.