Morre 1º militar de Israel após incursão terrestre no Líbano
Eitan Oster as Forças Armadas de Israel no grupo que lutava contra guerrilhas
O soldado israelense Eitan Itzhak Oster, de 22 anos, foi o primeiro militar israelense a morrer na incursão terrestre realizada pelo país no sul do Líbano, contra membros do grupo extremista Hezbollah. O embate tem ocorrido desde a semana passada, quando as Força Armadas israelenses invadiram o Líbano.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Oster integrava o grupo das Forças Armadas responsável por lutar contra guerrilhas, na Unidade de Comando de Egoz. A informação foi confirmada pelo Exércio do país, que lamentou a morte precoce do soldado e afirmou que ele "caiu durante o combate".
No entanto, o Hezbollah alegou que a morte de Oster foi ocasionada pela detonação de um explosivo em um pequeno vilarejo no Líbano e que outros soldados de Israel morreram no combate. No entanto, apenas a morte de Oster foi confirmada pela Forças de Defesa do país.
De acordo com soldados israelenses, este foi o primeiro combate direto travado contra membros do Hezbollah desde o início do conflito entre Israel e Hamas. Além disso, estratégias com aviação e artilharia estão sendo utilizadas para atacar determinadas áreas do Líbano. Vilas libanesas próximas à área onde ocorre o conflito receberam ordem de evacuação.
A incursão terrestre de Israel é uma resposta ao bombardeio do Irã contra Tel Aviv na semana passada. O grupo extremista declarou que os israelenses planejaram os ataques que levaram a morte de líderes do Hezbollah e do Hamas.