PUBLICIDADE

Mundo

Milhares fazem ato pró-palestina na Itália e em outros países

Conflito entre Israel e Palestina se intensificou nos últimos dias

16 mai 2021 - 10h02
(atualizado às 10h38)
Compartilhar
Exibir comentários

Milhares de manifestantes saíram às ruas neste fim de semana em diversos países do mundo, incluindo Brasil, Itália e Estados Unidos, para prestar solidariedade e apoio aos palestinos em relação aos confrontos em curso com Israel.

Diversos protestos foram registrados na Itália
Diversos protestos foram registrados na Itália
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Na Itália, os atos foram organizados pelas comunidades palestinas nos territórios do país. Em Roma, um grupo, com cerca de 2 mil pessoas, fez uma passeata ontem (15) até o Coliseu, gritando "Palestina livre".

Outras manifestações também foram registradas em Viareggio, na região da Toscana, onde os manifestantes se reuniram "em defesa do povo palestino, para denunciar os horrores de guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza".

A iniciativa contou com a presença de ativistas de toda Versilia e representantes da comunidade do Oriente Médio, apoiados por partidos da esquerda radical. Em Pádua, na piazza Cavour, cerca de 300 pessoas realizaram um ato com o "objetivo de aumentar a conscientização pública sobre os dramáticos acontecimentos em Gaza".

Já em Florença, os protestantes fizeram marchas gritando frases como "Palestina livre", "Não é um conflito, é apartheid" e "Não podemos respirar desde 1948", uma analogia à declaração do afro-americano George Floyd, morto em Minneapolis em uma abordagem policial.

No Brasil, manifestantes realizaram um protesto contra os bombardeios e o despejo de 38 famílias palestinas no bairro Sheikh Jarrah, em Jerusalém Oriental em frente à Embaixada da Autoridade Palestina em Brasília.

Na França, mobilizações foram organizadas em várias cidades, entre elas Paris, onde os atos estão proibidos em razão de um precedente de 2014, quando uma marcha pró-palestina provocou violência.

A polícia na capital francesa utilizou canhões de água e gás lacrimogêneo para dispersar o grupo.

No centro de Londres, por sua vez, milhares de pessoas protestaram em solidariedade aos palestinos e fizeram um apelo ao governo britânico para intervir e impedir a operação militar israelense.

Atos também foram registrados na Alemanha e em Madri, na Espanha, onde 2,5 mil cidadãos carregaram faixas com frases de apoio aos palestinos. "O silêncio de uns é o sofrimento de outros" e "Jerusalém, a capital eterna da Palestina" estavam nos cartazes.

Neste domingo (16), milhares de pessoas estão nas ruas nos Estados Unidos e Canadá para mostrar solidariedade ao povo palestino. De Nova York a Los Angeles, de Boston a Chicago, passando por Washington e Montreal, procissões são realizadas com a população gritando "Palestina Livre", "Liberdade para Gaza" e "Chega de apartheid".

Também há muitos manifestantes judeus que criticam o governo do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu com cartazes com a frase "Não em meu nome". 

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade