PUBLICIDADE

Mundo

Merkel e Macron pedem coordenação da UE na reabertura de fronteiras

18 jun 2021 - 14h57
(atualizado às 17h06)
Compartilhar
Exibir comentários

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Emmanuel Macron, pediram nesta sexta-feira que os países da União Europeia (UE) coordenem suas políticas de reabertura de fronteiras em meio à pandemia de Covid-19 e se protejam de novas variantes do vírus.

Presidente da França, Emmanuel Macron, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, em Berlim
18/06/2021 REUTERS/Axel Schmidt/Pool
Presidente da França, Emmanuel Macron, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, em Berlim 18/06/2021 REUTERS/Axel Schmidt/Pool
Foto: Reuters

Macron disse que os países do bloco precisam ter cuidado para não permitirem que novas variantes se disseminem, acrescentando que a UE está acompanhando os acontecimentos no Reino Unido, que vê um aumento acentuado nos casos da variante Delta relatados semanalmente.

"Alguns países reabrem as fronteiras mais cedo por causa do setor turístico, mas precisamos ser cuidadosos para não reimportar novas variantes", disse ele em uma coletiva de imprensa conjunta com Merkel antes de um jantar de trabalho na chancelaria de Berlim.

Merkel acrescentou: "Não podemos agir como se o coronavírus tivesse acabado".

"A cautela ainda é necessária para termos um verão de muitas liberdades, se não de todas as liberdades".

Voltando-se às relações da UE com a Rússia, Merkel disse que o bloco deveria manter um diálogo com Moscou, apesar das grandes diferenças em temas de segurança e em relação aos conflitos na Ucrânia e na Síria.

"A Rússia é um grande desafio para nós, mas a Rússia também é um vizinho continental da União Europeia, e precisamos fazer com que todos os ataques (cibernéticos) híbridos sejam detidos", afirmou.

Quanto à economia da UE, Macron disse que a prioridade agora é a recuperação, não debates sobre regras orçamentárias entronizadas no Pacto de Estabilidade e Crescimento.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade