PUBLICIDADE

Mundo

Mergulhadores descobrem máquina Enigma nazista no Mar Báltico

3 dez 2020 - 13h54
Compartilhar
Exibir comentários

Mergulhadores alemães que procuravam redes de pesca descartadas no Mar Báltico se depararam com uma rara máquina codificadora Enigma usada pelos militares nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, que acreditam ter sido atirada para fora de um submarino naufragado.

Da esquerda para a direita, os arqueólogos submarinos Christian Howe, Florian Huber and Uli Kunz posam para foto com a máquina Enigma encontrada por eles
11/11/2020
REUTERS/Christian Howe
Da esquerda para a direita, os arqueólogos submarinos Christian Howe, Florian Huber and Uli Kunz posam para foto com a máquina Enigma encontrada por eles 11/11/2020 REUTERS/Christian Howe
Foto: Reuters

Achando que descobriu uma máquina de escrever presa em uma rede no leito do mar da Baía de Gelting, o arqueólogo submarino Florian Huber logo percebeu o significado histórico do achado.

"Fiz muitas descobertas emocionantes e estranhas nos últimos 20 anos. Mas nunca sonhei que um dia encontraríamos uma das lendárias máquinas Enigma", disse Huber.

Os militares nazistas usaram os aparelhos para enviar e receber mensagens secretas durante a guerra, mas criptógrafos britânicos decifraram o código, ajudando os aliados a obterem uma vantagem na batalha naval pelo controle do Atlântico.

Uma equipe britânica liderada por Alan Turing no centro de decifração de códigos de Bletchley Park recebeu o crédito pela decifração do código, abreviando a guerra e salvando milhares de vidas.

Pouco antes da rendição alemã, em maio de 1945, as tripulações de cerca de 50 submarinos obedeceram a ordem de afundar as embarcações na Baía de Gelting, próxima da fronteira dinamarquesa, para evitar entregá-las aos aliados. Destruir os artefatos de codificação foi parte desta ordem.

A máquina será doada a um museu de arqueologia de Schleswig.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade