PUBLICIDADE

Mundo

Medidas de Biden contra Ômicron são poucas e tardias

Segundo especialistas, as medidas não devem conter a disparada de casos de covid-19 durante o Natal e Ano Novo

23 dez 2021 - 15h43
(atualizado às 16h19)
Compartilhar
Exibir comentários

As medidas do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para socorrer hospitais e distribuir conjuntos de exames de detecção do coronavírus, embora bem-vindas, são muito poucas e muito tardias para conter uma disparada de casos de covid-19 relacionados à variante Ômicron durante o Natal e o Ano Novo, disseram especialistas de saúde.    

Segundo especialistas, as medidas contra a variante Ômicron não devem conter a disparada de casos de covid-19 durante o Natal e Ano Novo
Segundo especialistas, as medidas contra a variante Ômicron não devem conter a disparada de casos de covid-19 durante o Natal e Ano Novo
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Um dia depois de Biden delinear planos para distribuir 500 milhões de exames domiciliares rápidos de coronavírus, Anne Rimoin, professora de epidemiologia da Universidade da Califórnia em Los Angeles, elogiou seu foco nos exames, uma "ferramenta crítica" e, em cujo uso, os EUA estão "assombrosamente" atrasados.

"Infelizmente, ele chega tarde e será uma gotícula no oceano comparado ao tsunami de casos no horizonte", disse ela.

Os exames prometidos pela Casa Branca a partir de janeiro equivalem a somente um ou dois por morador do país. As famílias precisam de muito mais para tomar decisões diárias antes de se exporem, disse Rimoin.

A realização de exames está defasada por causa da falta de trabalhadores qualificados, uma escassez de exames domiciliares e o subinvestimento dos últimos meses, de acordo com entrevistas com mais de uma dúzia de autoridades, planos de saúde e fabricantes de exames.

O democrata Biden tem se concentrado principalmente em persuadir os norte-americanos a se vacinarem em meio à contraofensiva de muitos líderes republicanos que rejeitam regras a respeito de vacinas e máscaras e um movimento antivacinação atiçado por teorias conspiratórias nas redes sociais.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade