Script = https://s1.trrsf.com/update-1781903735/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Mediadores sugerem que Itália monitore área de conflito entre Israel e Líbano

Proposta está em análise, diz mídia

16 jul 2026 - 15h58
(atualizado às 16h10)
Compartilhar
Exibir comentários

Durante as negociações entre Israel e Líbano realizadas em Roma no início da semana, mediadores propuseram o envio de tropas italianas ao Oriente Médio para monitorar a desmilitarização da zona e livrá-la de armas e dos membros do Hezbollah.

Guerra entre Israel e Hezbollah segue sem solução
Guerra entre Israel e Hezbollah segue sem solução
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A informação foi dada nesta quinta-feira (16) pelo jornal Yedioth Ahronot, segundo o qual, a proposta está "atualmente sob análise das partes".

A medida surgiu depois que Israel e Estados Unidos descartaram a possibilidade de a Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil) realizar a supervisão.

As atividades de monitoramento, observação e relato ao longo da Linha Azul - demarcação das fronteiras entre Israel e Líbano - seriam realizadas em sinergia com novos protocolos a serem estabelecidos pelas Nações Unidas e envolveriam postos de observação temporários, patrulhas móveis limitadas e controle direto da área, em conformidade com a Resolução 1701, que há 20 anos exige o fim das hostilidades entre Israel e Hezbollah.

"Eles nos respeitam", disse à Ansa o ministro da Defesa da Itália, Guido Crosetto, sobre a "proposta italiana" para o futuro de uma presença internacional no Líbano e para a manutenção da paz na região. 

Ansa - Brasil
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra