Maior diamante rosa descoberto em 300 anos é encontrado em Angola
Empresa que encontrou pedra informou que achado tem 170 quilates; veja imagens
O maior diamante rosa descoberto nos últimos 300 anos foi encontrado em uma mina em Angola, pela empresa Lucapa Diamond Company. Ele foi chamado de 'Rosa do Nulo' e tem 170 quilates.
De acordo com o jornal português TSF Rádio Notícias, a informação sobre o achado consta em um comunicado assinado pela Lucapa, Endiama e Rosas & Pétalas, parceiras na Sociedade Mineira Do Lulo. Segundo as empresas, o diamante foi encontrado na mina de Lulo, no nordeste do país.
Ele é o maior diamante cor-de-rosa já encontrado e se junta aos dois maiores diamantes já descobertos em Angola, também na mesma mina. Ainda segundo o jornal, o diamante é do tipo IIa, que agrupa pedras particularmente raras e puras.
"Este recorde e espetacular diamante cor-de-rosa de Lulo continua mostrando que Angola é um ator importante no panorama mundial da extração de diamantes", disse o ministro dos Recursos Minerais angolano, Diamantino Azevedo.
A peça deverá ser leiloada pela companhia estatal de Angola que administra esse mercado. A peça ainda será cortada e polida para atingir o seu valor total - processo que poderá fazer a pedra perder 50% do seu peso.