Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mineradora Barrick encerra disputa com Paquistão e retomará projeto de ouro e cobre

20 mar 2022 - 14h58
Compartilhar
Exibir comentários

A Barrick Gold encerrou uma longa disputa com o Paquistão e começará a desenvolver um dos maiores projetos de mineração de ouro e cobre do mundo mediante acordo assinado neste domingo.

Sob o acordo extrajudicial, será dispensada uma multa de 11 bilhões de dólares aplicada contra o Paquistão por um tribunal de arbitragem do Banco Mundial e a Barrick e seus parceiros investirão 10 bilhões de dólares no projeto, disse o ministro das Finanças do Paquistão, Shaukat Tarin.

O projeto Reko Diq, no sudoeste do Paquistão, local que abriga um dos maiores depósitos de cobre e ouro não desenvolvidos do mundo, foi suspenso em 2011 depois que o Paquistão negou à Barrick Gold e à chilena Antofagasta uma licença para desenvolvê-lo.

A Barrick disse em comunicado que operará o projeto recebendo um arrendamento de mineração, licença de exploração e direitos de superfície.

Em um comunicado separado, a Antofagasta disse que concordou em sair do projeto, pois sua estratégia de crescimento agora está focada na produção de cobre e subprodutos nas Américas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade