Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lula fala em 'reconstruir' relações com Argentina

Presidente se reuniu com seu homólogo em Buenos Aires

23 jan 2023 - 14h09
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta segunda-feira (23) que o país vai "reconstruir" e "retomar" as relações com a Argentina após o primeiro encontro formal com seu homólogo do país vizinho, Alberto Fernández, em Buenos Aires.

Lula e Fernández se reuniram em Buenos Aires pela primeira vez
Lula e Fernández se reuniram em Buenos Aires pela primeira vez
Foto: EPA / Ansa - Brasil

"Hoje eu estou aqui para dizer ao presidente da Argentina, para dizer aos ministros argentinos que hoje é a retomada de uma relação que nunca devia ter sido truncada. A minha presença aqui como primeira viagem desde que fui eleito é para dizer ao meu amigo Alberto Fernández que nós vamos reconstruir aquela relação de paz, produtiva, avançada de dois países que nasceram para crescer e se desenvolver", disse durante o pronunciamento.

Dizendo que não iria focar sua fala nos diversos acordos assinados entre os ministros dos dois países, Lula repetiu por diversas vezes a importância das relações entre as duas nações vizinhas, que foram bastante afetadas no último governo de Jair Bolsonaro. Nesse momento, o presidente aproveitou para pedir desculpas para Fernández por falas do ex-mandatário.

"Estou pedindo desculpas ao povo argentino por todas as grosserias que o último presidente do Brasil, que eu trato como genocida por causa da falta de cuidado que teve com a pandemia, por todas as ofensas que fez contra Fernandez. Um país que tem a grandeza do Brasil não tem o direito de procurar inimigos, precisa buscar amigos e sócios. O Brasil está outra vez de braços abertos para acolher os companheiros argentinos", acrescentou.

Lula lembrou das suas primeiras duas presidências, quando as relações comerciais e políticas cresceram anualmente, e disse que a reunião dessa segunda-feira " é o começo de uma nova história".

Por sua vez, Fernández ressaltou que o encontro com o brasileiro "foi sensacional". "Como consequência dessa reunião, estamos começando um vínculo mais profundo do que se tem há muitas décadas", afirmou o mandatário.

O argentino ainda ressaltou que Lula "é o líder da região e um grande estadista" e que as duas nações passam pelos mesmos problemas reais "porque no Brasil passou Bolsonaro e na Argentina passou o [Mauricio] Macri".

Citando o ataque do último dia 8 de janeiro, Fernández disse que os "argentinos estarão sempre ao seu lado" e que "não deixaremos que nenhum fascista ataque a soberania popular brasileira".

Futebol

Ao fim de sua fala, Lula brincou com o fato da Argentina ter ganhado a Copa do Mundo do Catar, em dezembro do ano passado.

"Pela primeira vez torci para a Argentina ser campeã do mundo porque eu achava que o [Lionel] Messi não poderia terminar sua carreira sem ser campeão do mundo. Tá bom, foi, chega, agora é hora do Brasil vencer", disse arrancando risadas.

O presidente ainda brincou que as relações entre os dois países já começaram a melhorar desde que ele foi eleito porque "graças a Deus, os argentinos voltaram para as praias de Santa Catarina".

Ele ainda ressaltou que as ligações devem ser além da política e economia, mas também "nas universidades, na cultura, no futebol e na nossa tradição de amizades".

"Quando terminar o meu mandato, a relação entre Brasil e Argentina será a melhor de toda a América do Sul. No que depender do Brasil, pode ficar certo que seremos parceiros em todas as coisas", finalizou. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade