Lula e Xi defendem multilateralismo e papel da ONU na defesa da paz
Conversa ocorreu na esteira de lançamento de Conselho de Paz para Gaza
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu colega chinês, Xi Jinping, discutiram a importância do multilateralismo durante uma ligação telefônica de 45 minutos ocorrida na última quinta-feira (22).
A conversa ocorreu no mesmo dia em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou o Conselho de Paz para a Faixa de Gaza, iniciativa para a qual tanto Lula quanto Xi foram convidados. Os dois líderes, no entanto, ainda não confirmaram sua adesão.
Segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira (23) pelo Palácio do Planalto, o chefe do Executivo "destacou que Brasil e China são países que detêm papel central na defesa do multilateralismo, do direito internacional e do livre comércio".
"Nesse contexto, Lula e Xi reiteraram seu compromisso com o fortalecimento das Nações Unidas como caminho para a defesa da paz e da estabilidade no mundo", acrescenta a nota.
O presidente brasileiro também abordou o Conselho de Paz em ligações mantidas com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.