Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lula diz que COP30 é momento de impor nova derrota a negacionistas

10 nov 2025 - 11h58
(atualizado às 12h16)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira, em discurso na abertura da conferência das Nações Unidas sobre o clima COP30, em Belém, que o evento realizado na região amazônica é momento de impor uma nova derrota aos negacionistas.

"Na era da desinformação, os obscurantistas rejeitam não só as evidências da ciência, mas também os progressos do multilateralismo. Eles controlam algoritmos, semeiam o ódio e espalham o medo. Atacam as instituições, a ciência e as universidades. É momento de impor uma nova derrota aos negacionistas", disse Lula.

Em sua fala, o presidente afirmou ainda que é mais barato mobilizar recursos para países em desenvolvimento combaterem as mudanças climáticas do que gastar em guerras.

"Se os homens que fazem guerra estivessem aqui nesta COP eles iriam perceber que é muito mais barato colocar US$1,3 trilhão para a gente acabar com o problema climático do que colocar US$2,7 trilhões para fazer guerra como fizeram no ano passado", afirmou.

O presidente disse que a comunidade internacional está no caminho certo para combater a emergência climática, mas que este trajeto está sendo percorrido na velocidade errada, fazendo também um apelo para que os países cumpram seus compromissos.

"Sem o Acordo de Paris, o mundo estaria fadado a um aquecimento catastrófico de quase 5ºC até o fim do século. Estamos andando na direção certa, mas na velocidade errada. No ritmo atual, ainda avançamos rumo a um aumento superior a 1,5ºC na temperatura global. Romper essa barreira é um risco que não podemos correr", avaliou.

"Faço um apelo para que os países cumpram seus compromissos."

Lula defendeu ainda a criação de um Conselho do Clima vinculado à Assembleia-Geral das Nações Unidas como "forma de dar a esse desafio a estatura política que ele merece".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade