PUBLICIDADE

Mundo

Religiosos fecham Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém

25 fev 2018 - 12h37
(atualizado às 13h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Líderes religiosos fecham Igreja do Santo Sepulcro em protesto em Jerusalém
Líderes religiosos fecham Igreja do Santo Sepulcro em protesto em Jerusalém
Foto: Reuters

Líderes religiosos em Jerusalém fecharam a Igreja do Santo Sepulcro neste domingo em protesto contra uma nova política de impostos de Israel e uma lei proposta de expropriação de terras, a qual eles chamaram de ataque sem precedentes aos cristãos na Terra Santa.

Líderes Católico Romanos, Grego Ortodoxos e Armênios disseram que o local sagrado, parada popular para peregrinos e onde muitos cristãos acreditam que Jesus foi crucificado e enterrado, continuaria fechado até nova ordem.

Após o protesto, um comitê do gabinete israelense atrasou em uma semana sua avaliação agendada para domingo de um projeto de lei que permitiria ao Estado expropriar terras em Jerusalém vendidas por Igrejas a empresas imobiliárias nos últimos anos.

O objetivo declarado do projeto de lei é proteger proprietários contra a possibilidade de que empresas privadas não prolonguem seus contratos de arrendamentos de terras.

As Igrejas são as principais proprietárias da cidade. Elas dizem que tal lei tornaria mais difícil para elas encontrar compradores para terras da Igreja --vendas que ajudam a cobrir gastos de operação para suas instituições religiosas.

"Este projeto de lei abominável... caso aprovado, tornaria possível a expropriação de terras das Igrejas", disse o comunicado assinado por Theophilos III, Patriarca de Jerusalém, Francesco Patton, Custódio da Terra Santa, e Nourhan Manougian, Patriarca Armênio de Jerusalém.

Rachel Azaria, legisladora que patrocinou a legislação, disse em comunicado que concorda em adiar a discussão do comitê em uma semana para que "possamos trabalhar com as Igrejas" para tentar resolver a disputa.

Veja também

Colômbia descobre novas espécies em ex-territórios das Farc:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade