Kim chora sobre caixão de soldado que morreu na Rússia
TV da Coreia do Norte celebrou 'sucesso' da parceria com Moscou
A TV estatal da Coreia do Norte divulgou uma imagem do líder supremo do país, Kim Jong-un, ajoelhado e em lágrimas diante de um caixão com o corpo de um soldado de Pyongyang morto em combate na guerra na Ucrânia. O ato, que ocorreu no último domingo (29) em meio às celebrações de um ano do tratado com a Rússia, tentou forjar o sucesso da parceria através da divulgação de apenas cinco caixões de militares falecidos em batalha em Kursk.
O evento comemorativo da aliança com o governo de Vladimir Putin contou com a presença em Pyongyang da ministra russa da Cultura, Olga Lyubimova, além de membros da dinastia Kim, como a filha adolescente do líder supremo, Kim Ju-ae, e de sua irmã, Kim Yo-jong, vice-diretora do Departamento de Propaganda do Partido dos Trabalhadores, assim como de funcionários dos dois países.
As cenas transmitidas pela TV estatal exibiram somente cinco caixões com restos mortais de militares de Pyongyang que lutaram na Ucrânia, em uma tentativa de atenuar o suposto descontentamento nacional frente ao crescente número de baixas na guerra, onde, segundo estatísticas internacionais, mais de 4,7 mil soldados norte-coreanos teriam morrido.