PUBLICIDADE

Mundo

Kate Middleton: agência britânica investiga se dados da princesa foram vazados em hospital

Funcionários da London Clinic teriam tentado acessar prontuário médico privado da princesa, de acordo com denúncia publicada no tabloide britânico Daily Mirror.

20 mar 2024 - 06h00
(atualizado às 07h26)
Compartilhar
Exibir comentários
Kate Middleton
Kate Middleton
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

O órgão de proteção de dados do Reino Unido está investigando uma denúncia de que a equipe do hospital onde da princesa de Gales, Kate Middleton, foi operada, em janeiro, tentou visualizar informações privadas sobre sua saúde.

O tabloide britânico Daily Mirror, que publicou a denúncia, afirmou que funcionários da London Clinic — um hospital privado em Londres que costuma atender os membros da família real — "tentaram acessar seu prontuário médico privado".

O Escritório do Comissário de Informações (ICO, na sigla em inglês), órgão responsável por garantir a privacidade de informações sobre os cidadãos do país, confirmou que recebeu uma "denúncia de violação" e está investigando o caso.

A BBC News entrou em contato com a London Clinic para comentar.

De acordo com o Daily Mirror, "pelo menos um membro da equipe teria sido flagrado tentando acessar" o prontuário da princesa.

O jornal informou ainda que foi aberta uma investigação interna no hospital, que atendeu tanto Kate quanto o rei Charles 3° nos últimos meses.

A princesa foi submetida a uma cirurgia abdominal devido a uma condição não divulgada em janeiro — e está afastada das funções públicas enquanto se recupera.

Questionado sobre a reportagem do Daily Mirror, um porta-voz do ICO declarou:

"Podemos confirmar que recebemos uma denúncia de violação e estamos avaliando as informações fornecidas".

O ICO supervisiona o uso de regulamentos de proteção de dados e liberdade de informação em todo o Reino Unido.

A BBC News não conseguiu verificar de forma independente as alegações do Daily Mirror, que foram publicadas na noite de terça-feira (19/3).

Um porta-voz do Palácio de Kensington se recusou a confirmar ou negar a reportagem, acrescentando: "Este é um assunto para a London Clinic".

As denúncias vieram à tona após uma enxurrada de especulações e teorias da conspiração online sobre a saúde da princesa de Gales devido a seu afastamento dos compromissos públicos.

Recentemente, Kate também se desculpou depois que uma foto dela com os três filhos, divulgada pelo Palácio de Kensington para o Dia das Mães, foi editada, um incidente que alimentou ainda mais rumores nas redes sociais.

A princesa passou quase duas semanas na London Clinic, em janeiro, e o Palácio de Kensington disse na época que era improvável que ela retornasse às funções públicas antes da Páscoa, com base nas recomendações médicas.

Na segunda-feira (18/3), o tabloide britânico The Sun publicou uma foto de Kate fazendo compras com o príncipe William em Windsor, a primeira saída pública do casal desde o Natal.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade