PUBLICIDADE

Mundo

Itália revisa boletim diário sobre pandemia

Ministério havia se esquecido de incluir dados de três regiões

28 jul 2020 - 14h08
(atualizado às 14h14)
Compartilhar
Exibir comentários

A Itália corrigiu seu boletim desta terça-feira (28) referente à pandemia do coronavírus Sars-CoV-2, que apontava 181 casos e 11 óbitos em 24 horas.

Movimentação em rodoviária de Roma, capital da Itália
Movimentação em rodoviária de Roma, capital da Itália
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O Ministério da Saúde havia se esquecido de acrescentar os dados de três regiões: Sicília (19 contágios), Vale de Aosta (10) e Trentino-Alto Ádige (dois). Com isso, o número de novos casos nesta terça-feira é de 212, enquanto a cifra de mortes foi mantida em 11.

Na última segunda-feira (27), o país havia somado 170 diagnósticos positivos e cinco vítimas. O último balanço contabilizava 246.286 pessoas já infectadas, 202 a menos que o boletim desta terça, mas algumas regiões revisaram suas estatísticas, fazendo com que o aumento real em 24 horas seja de 212 casos.

A Itália ainda registra 198.756 pacientes curados, o que significa 80,64% dos contágios já certificados, enquanto os casos ativos subiram pelo quarto dia seguido e chegaram a 12.609.

Desse total, 40 estão internados em UTIs, cinco a menos que em 27 de julho. Os pacientes em terapia intensiva estão distribuídos por nove das 20 regiões do país: Lombardia (13), Lazio (nove), Piemonte (cinco), Campânia (quatro), Emilia-Romagna (três), Sicília (dois), Friuli Veneza Giulia (dois), Abruzzo (um) e Úmbria (um).

O país também tem 11.820 pacientes em isolamento domiciliar e 749 em acompanhamento hospitalar, mas fora da UTI. Apesar de um aumento dos novos casos na semana passada, a pandemia está sob controle na Itália, que já retomou praticamente todas as atividades interrompidas pelo lockdown.

Para evitar uma "segunda onda" de contágios, o governo aposta em testagem em massa, isolamento rápido dos novos focos e na manutenção de medidas contra aglomerações. Além disso, o primeiro-ministro Giuseppe Conte disse nesta terça, em audiência no Senado, que deseja prorrogar o estado de emergência, previsto para terminar em 31 de julho, até outubro.

Segundo o premiê, a extensão é necessária para garantir "eficácia" e "tempestividade" no combate à crise sanitária.

"Seria incongruente suspender bruscamente a eficácia das medidas adotadas, a não ser quando a situação tenha voltado a um tolerável grau de normalidade", acrescentou. Conte afirmou ainda que deseja dialogar sobre a prorrogação com o Parlamento, embora a oposição conservadora seja contra a ampliação do estado de emergência. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade