Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Itália elogia acordo UE-EUA, mas diz que ainda não é o 'ideal'

'Não se trata de um ponto de chegada', disse o governo

21 ago 2025 - 11h52
(atualizado às 12h32)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da Itália elogiou a declaração conjunta entre União Europeia e Estados Unidos que formalizou o acordo tarifário entre os dois lados e disse que o pacto "fornece ao mundo empresarial um quadro claro do novo contexto das relações comerciais" entre as duas margens do Atlântico.

Presidentes Ursula von der Leyen e Donald Trump anunciaram acordo na Escócia
Presidentes Ursula von der Leyen e Donald Trump anunciaram acordo na Escócia
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Não se trata de um ponto de chegada ideal ou final, mas alguns pontos importantes foram alcançados, a partir do fato de ter evitado uma guerra comercial e de ter posto as bases para relações comerciais mutuamente vantajosas", diz um comunicado do Palácio Chigi, sede do governo italiano.

A declaração conjunta detalha o novo regime dos EUA para mercadorias da UE, que pagarão uma alíquota máxima de 15% para entrar em solo americano, incluindo setores como automotivo, farmacêutico, madeireiro e de semicondutores.

Trump chegou a anunciar uma tarifa de 30% contra o bloco, mas aceitou reduzir a alíquota para 15% após o compromisso europeu de investir US$ 600 bilhões nos EUA e comprar US$ 750 bilhões em bens energéticos americanos, sobretudo combustíveis fósseis, pelos próximos três anos.

De qualquer forma, a nova tarifa é maior que as cobradas antes do retorno do republicano à Casa Branca, que não chegavam aos dois dígitos. Além disso, o presidente ameaçou aumentar a alíquota para 35% se a UE não cumprir a promessa de investimentos.

"O governo segue empenhado, juntamente à Comissão Europeia e aos Estados-membros, para incrementar os setores isentos, a começar pelo agroalimentar", ressalta a nota do Palácio Chigi, enquanto a UE segue negociando para tentar livrar vinhos e outras bebidas alcoólicas da tarifa de 15%.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade