Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Israel confirma ataque a instalação nuclear em Isfahan; Irã nega vazamento radioativo

Israelenses também dizem ter matado comandante militar responsável por ligação com o Hamas

21 jun 2025 - 07h23
(atualizado às 07h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Israel confirmou ataque a instalações nucleares em Isfahan, atingindo locais estratégicos e matando um comandante ligado ao Hamas, enquanto o Irã nega vazamentos radioativos, e a ONU alerta para o risco de escalada do conflito.
Mísseis iranianos são lançados contra Israel em retaliação por ataques
Mísseis iranianos são lançados contra Israel em retaliação por ataques
Foto: Wisam Hashlamoun/Anadolu via Getty Images / Wisam Hashlamoun/Anadolu via Getty Images

As Forças de de Defesa de Israel atacaram a instalação nuclear iraniana na cidade de Isfahan no sábado, pela segunda vez desde o início da guerra entre os dois arqui-inimigos, disse um oficial militar israelense neste sábado, 21.

"A maioria das explosões ouvidas nesses ataques estava relacionada à atividade de defesa aérea", disse a fonte.

Por sua vez, a fonte militar israelense disse que, durante a noite, foram alvejados "dois locais de produção de centrífugas nessa área" de Isfahan, e considerou que Israel desferiu "um duro golpe na capacidade de produção de centrífugas do Irã".

Os militares israelenses já haviam relatado bombardeios na área no primeiro dia da guerra, sexta-feira, 13 de junho. Israel acredita ter atrasado o programa nuclear iraniano em dois ou três anos.

Naquele dia, Israel lançou uma ampla campanha de ataques aéreos contra o Irã na tentativa de impedir que seu arqui-inimigo adquirisse a bomba atômica, um objetivo que Teerã nega ter.

Em resposta, o Irã lançou vários ataques com drones e mísseis contra Israel.

Comandante que fazia interlocução com o Hamas é morto

Israel anunciou ter matado Saeed Izadi, comandante que coordenava a ligação do Irã com o grupo terrorista Hamas
Israel anunciou ter matado Saeed Izadi, comandante que coordenava a ligação do Irã com o grupo terrorista Hamas
Foto: Reprodução/Twitter/IDF / Reprodução/Twitter/IDF

Israel também disse neste sábado ter matado Saeed Izadi, um comandante iraniano encarregado da coordenação militar com o movimento islâmico palestino Hamas em um bombardeio em Qom, ao sul de Teerã.

"Os caças israelenses atingiram e eliminaram na área de Qom o comandante do corpo das Forças Quds palestinas e principal coordenador entre o regime iraniano e a organização terrorista Hamas, Saeed Izadi", disse o exército em um comunicado.

Nesta sexta-feira, em Nova York, o Conselho de Segurança da ONU se reuniu para discutir o confronto entre Israel e Irã. Antonio Guterres alertou para o risco de a guerra sair de controle.

"Não estamos caminhando lentamente em direção a uma crise, estamos correndo em direção a ela", disse o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, ao Conselho de Segurança em Nova York. Ele pediu a Israel e ao Irã que resolvessem suas diferenças pacificamente./AFP

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade