Irã e China firmam acordo de cooperação por 25 anos
Parceria estratégica estava sendo negociada desde 2016
Os governos do Irã e da China firmaram um "pacto de cooperação estratégica" com validade de 25 anos neste sábado (27), anunciaram os ministros das Relações Exteriores dos dois países, Mohammad Javad Zarif e Wang Yi, respectivamente.
O chefe da diplomacia de Pequim chegou a Teerã na noite de sexta-feira (26) e permanece no país para reuniões até o domingo (29).
Segundo informações oficiais, as bases do acordo começaram a ser negociadas em 2016 durante um encontro formal entre o presidente da China, Xi Jinping, e do Irã, Hassan Rohani.
O documento destaca que os chineses serão os principais parceiros comerciais "confiáveis" dos iranianos e prevê um aumento do comércio bilateral em até 10 vezes do que é visto agora, chegando a US$ 600 bilhões na próxima década.
A parceria estratégica foi assinada em um momento de bastante tensão dos dois países com os Estados Unidos e União Europeia e deve fortalecer a influência de Pequim em assuntos ligados a Teerã. Ela compreende investimentos chineses em áreas sensíveis, como em tecnologia, economia, sistemas de informática, energia e infraestrutura. .