PUBLICIDADE

Mundo

Inundações na Turquia deixam 5 mortos e 11 desaparecidos

As enchentes causadas por chuvas excepcionalmente fortes arrastaram destroços e veículos ao longo de uma estrada, deixando-os soterrados

23 ago 2020 - 15h45
(atualizado às 17h43)
Compartilhar
Exibir comentários

Inundações repentinas na região do Mar Negro no norte da Turquia mataram cinco pessoas, disse o presidente Tayyip Erdogan neste domingo (23) e as autoridades estavam procurando 11 pessoas desaparecidas. 

Ministro do interior visita área do desastre na Turquia
Ministro do interior visita área do desastre na Turquia
Foto: Reuters

As enchentes causadas por chuvas excepcionalmente fortes arrastaram destroços e veículos ao longo de uma estrada, deixando-os soterrados na lama, mostraram imagens da província de Giresun. Moradores foram vistos limpando ruas, enquanto máquinas de construção levantavam os destroços e desobstruíam as vias. 

Em declaração feita em Istambul, Erdogan disse que as enchentes também se espalharam para as províncias vizinhas, causando ferimentos em Rize e Trabzon. 

"Pelos relatos iniciais que recebemos, tínhamos cinco mortos e cerca de 12 feridos como resultado de fortes enchentes", afirmou Erdogan. "Se Deus quiser, superaremos os danos e a destruição aqui rapidamente." 

A Fundação de Ajuda Humanitária da Turquia (IHH) disse que enviou uma equipe para operações de busca e resgate e que equipes de outras províncias também aguardavam em alerta. Em um comunicado, a entidade informou que não havia acesso ao distrito de Dereli, em Giresun, pela estrada principal depois que riachos transbordaram. 

O ministro do Interior, Suleyman Soylu, disse que 153 pessoas tinham sido resgatadas e que quase 1.000 funcionários estavam procurando os desaparecidos. Ele acrescentou que a energia foi restaurada em algumas áreas, mas houve grandes danos à infraestrutura. 

"Não esperávamos uma cena tão grave na região", disse ele a repórteres em Giresun, junto com o ministro do Meio Ambiente, Murat Kurum, que afirmou que 17 prédios desabaram e outros 361 ficaram danificados. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade