PUBLICIDADE

Mundo

Belarus registra novo protesto contra Lukashenko

Multidão faz ato pela 'liberdade' em Praça da Independência

23 ago 2020 - 14h45
(atualizado às 15h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo segundo domingo seguido, milhares de manifestantes voltaram às ruas de Minsk, capital de Belarus, hoje (23), para realizar um novo protesto contra a reeleição do presidente Alexander Lukashenko.

Multidão faz ato pela 'liberdade' em Praça da Independência
Multidão faz ato pela 'liberdade' em Praça da Independência
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Agitando bandeiras vermelhas e brancas, as cores da oposição, a multidão se reuniu na Praça da Independência e nas ruas próximas, gritando palavras de ordem em prol da liberdade.

Segundo as contagens feitas pela mídia e contas do Telegram ligadas à oposição, mais de 100 mil pessoas participam do ato.

Os últimos protestos foram recebidos com uma repressão policial, que deixou pelo menos quatro pessoas mortas. Manifestantes ainda disseram que foram torturados nas prisões.

Hoje, o governo aumentou a pressão na capital bielorrussa, fechando saídas de metrô e ameaçando os participantes. Centenas de agentes da tropa de choque (Omon) e do Exército foram espalhados pela cidade.

Considerado o "último ditador da Europa", Lukashenko saiu vitorioso das eleições de 9 de agosto, com 80% dos votos. No entanto, a oposição e inúmeras cidades do país têm protestado contra o resultado.

A líder da oposição Svetlana Tikhanovskaya, que teve cerca de 10% dos votos dos cidadãos, foi forçada a fugir para a Lituânia por temer pela segurança de sua família.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade