Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Incêndios florestais se alastram no sudeste da Austrália, autoridades alertam sobre condições "catastróficas"

8 jan 2026 - 12h26
Compartilhar
Exibir comentários

Incêndios descontrolados queimaram a mata no Estado australiano de Victoria nesta quinta-feira, forçando a retirada de comunidades e as autoridades a alertar sobre uma recomendação de perigo de ‌incêndio "catastrófica" para sexta-feira.

Em meio a temperaturas que ultrapassaram 40 graus Celsius em partes do Estado, dois ‌grandes incêndios florestais estavam ocorrendo perto das cidades de Longwood e Walwa.

Os incêndios destruíram pelo menos duas estruturas e devem continuar a se espalhar na sexta-feira com o aumento do calor e do vento, segundo as autoridades.

O incêndio de Longwood cresceu para mais de ‍25.000 hectares, enquanto o incêndio de Walwa tem 10.000 hectares e criou seu próprio sistema meteorológico, com uma nuvem pirocumulonimbus causando raios e trovões. Os moradores de dezenas de cidades vizinhas foram orientados a deixar a região.

A recomendação de ‌perigo de incêndio de sexta-feira será definida como "catastrófica", o nível ‌mais alto, e ambos os incêndios representam um risco real de perda de vidas e propriedades, disseram as autoridades.

"Amanhã é um dia muito, muito terrível para os incêndios florestais no Estado de Victoria", disse o diretor da Country Fire Authority, Jason Heffernan, em uma coletiva de imprensa.

Os incêndios florestais ocorrem em meio a uma intensa onda de calor de verão no sul da Austrália. Os meteorologistas disseram que as condições estão no mesmo nível de 2019, quando os incêndios florestais destruíram grandes áreas do sudeste da Austrália, matando 33 pessoas, no que ficou conhecido como o Verão Negro.

Cerca de 450 escolas em Victoria devem fechar na sexta-feira e muitos serviços de trens regionais serão cancelados.

Para esta quinta-feira, foram emitidas proibições totais de incêndio em vários distritos. Uma proibição total de incêndios será imposta em todo o Estado na sexta-feira.

Na Nova Zelândia, o provedor meteorológico do país, MetService, também alertou para temperaturas recordes no fim de ‌semana, à medida que a onda de calor avança pelo Mar da Tasmânia.

Ele emitiu alertas de calor para partes da costa leste da Nova Zelândia e para o norte da Ilha do Sul.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade