PUBLICIDADE

Mundo

Imperador japonês homenageia vítimas da 2ª Guerra em Okinawa

27 mar 2018 - 09h24
(atualizado às 10h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Imperador Akihito e imperatriz Michiko, em Tóquio 06/11/2017 REUTERS/Issei Kato
Imperador Akihito e imperatriz Michiko, em Tóquio 06/11/2017 REUTERS/Issei Kato
Foto: Reuters
Imperador Akihito e sua mulher, Michiko
Imperador Akihito e sua mulher, Michiko
Foto: Reuters

O imperador japonês, Akihito, e sua mulher prestaram homenagem nesta terça-feira às vitimas da Segunda Guerra Mundial em Okinawa, no que pode ser sua última visita à ilha que perdeu 30% da população durante a guerra.

O imperador, que tem passado grande parte de suas três décadas no poder tentando curar as cicatrizes da guerra, irá renunciar no dia 30 de abril do próximo ano, na primeira abdicação de um imperador japonês em quase dois séculos.

A visita de três dias ao arquipélago de ilhas é a 11ª realizada pelo casal imperial e sua primeira desde 2014, quando foram ao local antes do 70º aniversário da Batalha de Okinawa.

Em 1945, mais de dois meses de combate entre soldados norte-americanos e japoneses mataram cerca de um terço da população da ilha.

"Ele realmente pensa profundamente sobre Okinawa, é por isso que consegue vir com tanta frequência", disse Naeko Teruya, sobrevivente de 84 anos da batalha, à televisão pública NHK. Cinco membros da família de Naeko morreram durante o combate, incluindo seu pai.

Akihito e a imperatriz Michiko colocaram flores em um memorial na cidade de Itoman, onde aconteceu uma das batalhas finais mais violentas, fazendo reverência. Na quarta-feira, eles irão visitar a ilha de Yonaguni.

Veja também

Policiais resgatam homem que estava prestes a pular de ponte:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade