Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Homem usa advogado artificial gerado por IA em audiência e juíza interrompe ao perceber

Homem usou advogado de IA em processo trabalhista por ter dificuldade de se expressar diante de juízes.

9 abr 2025 - 10h23
(atualizado em 9/4/2025 às 09h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Uma juíza da Suprema Corte de Nova York interrompeu uma audiência ao descobrir que um participante usava um 'advogado artificial', gerado por IA, para apresentar seu argumento.
Homem usa 'advogado' gerado por IA e é repreendido por juíza
Homem usa 'advogado' gerado por IA e é repreendido por juíza
Foto: Reprodução/Youtube Appellate Division, First Department

Uma juíza da Suprema Corte do Estado de Nova York, nos Estados Unidos, interrompeu a audiência que presidia ao perceber que um dos participantes havia recorrido a um 'advogado artificial', gerado por IA.

O caso ocorreu durante uma sessão do Primeiro Departamento Judicial da Divisão de Apelações. O tribunal havia permitido que Jerome Dewald, autor de um processo trabalhista, que não é advogado e estava se representando, acompanhasse sua argumentação com uma apresentação em vídeo pré-gravada. 

A permissão foi dada pela juíza Sallie Manzanet-Daniels, que anunciou que ouviriam o conteúdo, sem saber do que se tratava.

Quando a exibição das imagens começou, um homem aparentemente mais jovem do que Dewald, que tem 74 anos, apareceu vestindo uma camisa azul de colarinho e um suéter bege, em frente a um fundo virtual desfocado.

"Compareço aqui hoje para apresentar meu argumento a um painel de cinco juízes", começou o "advogado", que, na verdade, se tratava de um avatar criado por IA. 

A magistrada interrompe e questiona se aquele era o advogado do caso. "Eu gerei isso. Não é uma pessoa real", admite Dewald. 

"Teria sido bom saber disso quando você fez a solicitação", repreendeu a juíza. "Não gosto de ser enganada", completou. 

Na sequência, ela determina que o vídeo seja desligado.

A audiência em que Dewald fez sua apresentação, em 26 de março, foi filmada pelas câmeras do tribunal. Veja o momento abaixo (em inglês):

Procurado pelo The New York Times, ele disse ter ficado envergonhado durante a audiência e afirmou ter enviado uma carta de desculpas aos juízes pouco depois do ocorrido.

Dewald ainda contou à reportagem que decidiu usar o software para criar a IA após ter dificuldades para se expressar em sessões anteriores.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade