Greve geral, protestos e bombas marcam aniversário de acidente de trem na Grécia; vídeos
Milhares se reuniram na capital grega, Atenas, para pedir justiça pelos 57 mortos no acidente em Tempi, de 2023
Milhares de pessoas tomaram as ruas de Atenas, na Grécia, nesta sexta-feira, 28, para exigir justiça no segundo aniversário do acidente de trem mais mortal da história do país, que matou 57 pessoas em 2023. Alguns manifestantes entraram em confronto com polícia e atiraram bombas na Praça Syntagma, no centro da capital grega. As informações são da Reuters.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Os protestos também foram marcados por uma greve geral de 24 horas, que suspendeu voos domésticos e internacionais, além do transporte marítimo e ferroviário, para prestar homenagem às vítimas. Segundo a Reuters, empresas foram fechadas e teatros e casas de show cancelaram as apresentações.
O governo de centro-direita do primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis, reeleito após o acidente de 2023, tem enfrentado repetidas críticas por parte dos familiares das vítimas por não ter iniciado um inquérito parlamentar sobre a responsabilidade política. O governo nega irregularidades e diz que cabe ao Judiciário investigar o acidente.
A colisão entre trens, entre um comboio de carga e outro repleto de estudantes, ocorreu em 28 de fevereiro de 2023, perto do desfiladeiro de Tempi, no centro da Grécia, deixando 57 mortos. A investigação apontou erro humano e infraestrutura obsoleta como as principais causas para o acidente. Ninguém foi condenado pelo acidente.
Huge mobilisations taking place right across Greece today, as workers bring capitalism to a standstill in a breathtaking general strike. Only workers have the power to stop the bosses. This is what solidarity looks like.pic.twitter.com/bVVVHrBcEH
— GhostofDurruti (@DurrutiRiot) February 28, 2025
BREAKING: Thousands attend a protest in Syntagma Square, outside the Greek parliament in Athens, marking the second anniversary of Greece’s worst rail disaster.
57 people were killed in the collision in February 2023.
📺 Sky 501, Virgin 602, Freeview 233 and YouTube pic.twitter.com/HM0PtYJYDx
— Sky News (@SkyNews) February 28, 2025
