PUBLICIDADE

Mundo

Ghosn diz ter pensado que cessão do Palácio de Versalhes para festa foi um presente

8 jan 2020 - 16h44
Compartilhar
Exibir comentários

Ex-chefe da Nissan-Renault, Carlos Ghosn disse nesta quarta-feira que inicialmente não pagou para realizar uma festa familiar nas dependências do suntuoso Palácio de Versalhes por acreditar que ele estava lhe sendo oferecido de graça.

Carlos Ghosn durante entrevista coletiva em Beirute
08/01/2020 REUTERS/Mohamed Azakir
Carlos Ghosn durante entrevista coletiva em Beirute 08/01/2020 REUTERS/Mohamed Azakir
Foto: Reuters

Ghosn, que no mês passado foi para o Líbano após fugir do Japão, onde estava detido sob fiança e aguardava um julgamento, é alvo de uma investigação separada na França para se determinar se a festa no palácio do Século 17 foi um benefício financeiro que ele obteve indevidamente.

Falando em sua primeira coletiva de imprensa desde sua prisão de novembro de 2018 no Japão, Ghosn disse que acreditou que o uso das dependências do local opulento foi um "gesto comercial" do palácio em troca das reformas patrocinadas pela Renault.

Ghosn disse que mais tarde ficou surpreso ao saber que o uso do edifício do Grand Trianon, localizado no terreno do Palácio de Versalhes, em outubro de 2016 foi cobrado da Renault.

"Catherine Pegard, que é a chefe de Versalhes, me disse 'senhor Ghosn, o senhor é um grande benfeitor, o senhor sabe que de tempos em tempos podemos disponibilizar quartos para nossos grandes amigos. Se o senhor tiver uma festa particular, podemos disponibilizar quartos'. Eu digo, muito obrigado".

Ligações para o escritório de Pegard no Estabelecimento Público do Palácio, que administra Versalhes, não tiveram resposta.

Meses após seu contato com Pegard, Ghosn disse que decidiu realizar a festa de aniversário de 50 anos de sua esposa, Carole, no palácio.

O evento foi organizado por uma empresa, disse ele, que apresentou um documento na coletiva de imprensa de Beirute que disse mostrar que os organizadores listaram o custo de aluguel do edifício como "zero euros".

"Então vocês sabem, quando vejo isso eu digo 'é um gesto comercial'."

Ele descreveu sua surpresa ao descobrir mais tarde que a taxa foi de 50 mil euros e que esta foi deduzida do que ele chamou de "o crédito que a Renault colhe por ser uma patrocinadora de Versalhes".

"Dissemos 'ok, estamos dispostos a pagar'", contou Ghosn. "Pensamos de boa fé que isto era um tipo de gesto comercial."

O inquérito francês foi iniciado depois que a Renault disse em fevereiro de 2019, três meses após a prisão de Ghosn no Japão, que encontrou indícios de que arcou com parte dos gastos da comemoração em uma investigação interna.

Ghosn disse que, se as autoridades legais francesas quiserem falar com ele, está disposto a fazê-lo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade