'Fumaça branca': quando o novo papa vai ser escolhido?
Sinal do conclave indicará que Francisco tem um substituto
O conclave para eleger o sucessor do papa Francisco deve ocorrer entre 6 e 10 de maio, com 135 cardeais aptos a votar, incluindo sete brasileiros, seguindo o período de luto e homenagens.
Com o funeral do papa Francisco ocorrendo neste sábado, 26, o Vaticano entra agora na fase de preparação para o conclave, que vai escolher um substituto do pontífice.
A data do conclave ainda não foi divulgada, mas o ritual que define o novo líder da Igreja Católica deve começar entre os dias 6 e 10 de maio, conforme as regras do Vaticano, que estabelecem o início do rito entre 15 e 20 dias após a morte do papa.
O conclave será realizado a portas fechadas na Capela Sistina, de onde sairá a fumaça preta ou branca indicando se já há consenso entre os votantes. A fumaça branca marcará o anúncio mais aguardado pelos católicos: Habemus papam.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Francisco morreu aos 88 anos na segunda-feira, 21. Desde então, foram cumpridos o tradicional período de luto e últimas homenagens ao pontífice, com milhares de fiéis se dirigindo a Roma para se despedir do argentino.
Dos 252 membros do Colégio Cardinalício, grupo que poderá votar para escolher o novo papa, 149 foram nomeados por Francisco. Para a eleição, apenas os cardeais com menos de 80 anos podem votar. Hoje, são 135 aptos.
De acordo com as normas do Vaticano, cardeais com mais de 80 anos não têm direito ao voto, mas podem participar das reuniões preparatórias e até mesmo ser escolhidos, embora isso seja raro. Sete brasileiros estão aptos a votar no Colégio de Cardeais.