Milhares de morcegos transformaram uma casa no México em seu refúgio e donos decidiram cuidar deles
Família transformou o porão em abrigo para os animais; espécie é ameaçada de extinção
Uma família de Tlaxcala, no México, decidiu abrigar temporariamente 2 mil morcegos-maguey (Leptonycteris yerbabuenae). Com a ajuda de funcionários da Profepa e cientistas universitários, eles transformaram o porão de sua casa em abrigo para os morcegos, que permaneceram por dois meses, completando seu ciclo reprodutivo e migratório.
Assim como outros morcegos nectarívoros, os Leptonycteris yerbabuenae desempenham um papel muito importante no ecossistema. Infelizmente, trata-se de uma espécie ameaçada, por isso o trabalho da família Nocelo, do município de Nativitas, foi reconhecido como um ato de colaboração na conservação desses animais.
Como descobriram os morcegos em casa
Tudo começou em julho passado, quando a família descobriu centenas de morcegos no porão de sua casa. Segundo declarações da jovem Enriqueta Nocelo ao jornal El País, a família ficou alarmada com o número de morcegos em sua propriedade (na época, havia cerca de mil) e também preocupada com os rumores de que esses pequenos animais tinham raiva, atacavam e podiam ser contagiosos. Por isso, decidiram chamar a Defesa Civil.
Quando as autoridades chegaram e constataram a gravidade da situação, entraram em contato com cientistas da Estação Científica La Malinche, vinculada à Universidade Autônoma de Tlaxcala. Foi assim que Jorge Ayala, doutor em Ciências Biológicas pela UNAM, foi com sua equipe até a casa dos Nocelo.
Ayala explicou à família que, devido ao número de animais, capturá-los seria extremamente ...
Matérias relacionadas
As melhores universidades estão nos EUA? Não mais: até isso a China está tomando para si