Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

França pede exercício da Otan na Groenlândia: 'Disposta a contribuir'

País acredita que a ação permitiria demonstrar a Washington que os europeus levam a segurança do Ártico a sério

21 jan 2026 - 07h24
(atualizado às 08h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
França propõe exercício da Otan na Groenlândia, buscando reforçar a segurança do Ártico e enfatizar aos EUA o compromisso europeu, em meio a tensões geopolíticas envolvendo Donald Trump.
O presidente da França, Emmanuel Macron, e o norte-americano Donald Trump
O presidente da França, Emmanuel Macron, e o norte-americano Donald Trump
Foto: Michael Kappeler/picture alliance via Getty Images

A França quer que um exercício da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) seja realizado na Groenlândia e está "disposta a contribuir para ele", anunciou a presidência do país nesta quarta-feira, 21. O pedido é feito em meio a tensões sobre o plano do presidente Donald Trump de anexar o território controlado pela Dinamarca aos Estados Unidos e à recusa do presidente Emmanuel Macron em participar do Conselho de Paz do americano.

"A França solicita um exercício da Otan na Groenlândia e está disposta a contribuir para ele", declarou o governo local. O país acredita que um exercício permitiria demonstrar a Washington que os europeus levam a segurança do Ártico a sério.

Macron provoca Trump em discurso em Davos: ‘Não vamos desperdiçar tempo com ideias loucas’:

Desde que retornou à Casa Branca, há um ano, o líder republicano afirma que "precisa" da ilha rica em minerais e terras raras por razões de segurança nacional, para impedir que a Rússia e a China imponham sua hegemonia.

Trump diz que Otan é 'superestimada' e 'fraca' sem Estados Unidos:

Na semana passada, países da Europa, incluindo França, Alemanha e Reino Unido, enviaram soldados para uma missão de reconhecimento, em preparação para um exercício dinamarquês organizado com aliados da Otan. O envio das forças foi organizado fora da estrutura da aliança atlântica, isto é, sem o envolvimento dos EUA.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade