PUBLICIDADE

Mundo

França diz ao Irã para parar com trabalhos para míssil balístico de capacidade nuclear

11 jan 2019 - 17h03
Compartilhar
Exibir comentários

A França disse ao Irã nesta sexta-feira que pare imediatamente todas as atividades ligadas a mísseis balísticos que podem carregar armas nucleares depois de Teerã anunciar que pode colocar dois satélites em órbita nas próximas semanas.

Imagem de vídeo de teste de míssil iraniano
09/07/2008
REUTERS/Iran tv via Reuters TV
Imagem de vídeo de teste de míssil iraniano 09/07/2008 REUTERS/Iran tv via Reuters TV
Foto: Reuters

"A França lembra que o programa de mísseis iranianos não está em conformidade com a resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU", disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da França Agnes von der Muhll a jornalistas em um briefing diário.

"A França pede que o Irã pare imediatamente com todas as atividades relacionadas a mísseis balísticos desenvolvidos para carregar armas nucleares, incluindo testes usando tecnologia de mísseis balísticos."

A porta-voz estava respondendo a comentários do presidente iraniano, Hassan Rouhani, que disse que dois satélites serão enviados ao espaço usando mísseis feitos pelo Irã.

Teerã respondeu avisando a França para evitar repetir alegações "irresponsáveis e incorretas" sobre os trabalhos do Irã com mísseis feitas por países contrários a um acordo de 2015 alcançado entre o Irã e seis potências mundiais, afirmou a TV estatal iraniana nesta sexta.

"O programa defensivo de mísseis desenvolvido pelo Irã é um direito natural da nação iraniana", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã Bahram Qasemi, de acordo com a emissora.

"O programa de mísseis do Irã não viola a resolução 2231 da ONU."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade