Filipinas alertam sobre marés de tempestade fatais enquanto tufão Fung-wong se fortalece
O departamento meteorológico das Filipinas alertou para marés de tempestade potencialmente fatais de até cinco metros e ventos destrutivos, à medida que o tufão Fung-wong avança em direção à costa leste do país, onde a previsão é de que se intensifique e se torne um supertufão antes de atingir a costa na noite de domingo.
A circulação maciça do tufão, que se estende por 1.500 quilômetros, já está castigando partes do leste das Filipinas com chuvas e ventos fortes, disse o meteorologista da PAGASA, Benison Estareja, em uma coletiva.
"Ele pode cobrir quase todo o país", disse Estareja.
O Fung-wong, chamado localmente de Uwan, está atualmente com ventos máximos sustentados de 140 km/h e rajadas de até 170 km/h, e pode se intensificar para 185 km/h ao se aproximar da terra, disse Estareja, com força suficiente para destruir casas, derrubar árvores e estruturas.
São esperados até 200 mm de precipitação nas províncias do leste das Filipinas, particularmente na região de Bicol, bem como em partes de Samar, aumentando o risco de inundações e deslizamentos de terra generalizados, enquanto o norte e o centro de Luzon podem registrar 100-200 mm de precipitação durante sua passagem.
A PAGASA pediu aos residentes de áreas baixas e costeiras que evacuassem para terrenos mais altos e interrompessem todas as atividades marítimas, alertando sobre as marés de tempestade destrutivas que poderiam inundar as comunidades costeiras, e sobre ventos violentos.
O alerta vem poucos dias depois que o tufão Kalmaegi deixou um rastro de destruição na região, arrasando comunidades costeiras, derrubando árvores e destruindo telhados e janelas.
O Kalmaegi matou 204 pessoas nas Filipinas e cinco no Vietnã, desalojou centenas de milhares de pessoas e derrubou a energia elétrica em grandes áreas.