PUBLICIDADE

Mundo

Fed mantém juros dos EUA na faixa de 5,25% a 5,50% ao ano

Mesmo inalteradas, as taxas são as maiores desde 2001 e refletem cautela em relação à inflação do país

20 mar 2024 - 16h45
Compartilhar
Exibir comentários
Fed (Federal Reserve)
Fed (Federal Reserve)
Foto: Canva / Perfil Brasil

O Federal Reserve (Fed), Banco Central dos Estados Unidos, decidiu, nesta quarta-feira (20) não mexer nos juros do país. Desta forma, após a  quinta reunião consecutiva, os juros ficam em uma faixa de 5,25% a 5,50% ao ano. Mesmo inalteradas, as taxas são as maiores desde 2001. Porém,  formuladores de política monetária indicaram que ainda esperam reduzir os juros em 0,75 ponto percentual até o final de 2024.

O mercado financeiro já esperava esta decisão: segundo a ferramenta FedWatch, do CME Group, as chances de manutenção beiravam os 99% .

Decisão unânime do FED

Ao anunciar a decisão, o Fomc - Comitê Federal de Mercado Aberto, reforçou que a inflação dos Estados Unidos diminuiu no ano passado. Mesmo assim, permanece elevada. A inflação oficial do país está em 3,2% no acumulado de 12 meses até fevereiro.

As mudanças nas projeções desde a última reunião refletem a cautela do Federal Reserve devido às atuais condições econômicas. Indicam, ainda, uma postura mais conservadora em relação à inflação do país.

Por fim, a única mudança mais acentuada foi em relação aos dados de mercado de trabalho: o Fomc retirou um trecho em que se afirmava que a criação de vagas havia sido "moderada", mencionando apenas que o indicador "permaneceu forte".

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade