PUBLICIDADE

Mundo

Facções de Gaza aceitam trégua se Israel suspender ataques, diz autoridade palestina

13 nov 2018 - 15h48
(atualizado às 15h58)
Compartilhar
Exibir comentários

Grupos militantes palestinos de Gaza concordaram nesta terça-feira em suspender ataques através da fronteira de imediato se Israel fizer o mesmo, disseram autoridades palestinas depois dos piores ataques aéreos mútuos desde a guerra de 2014.

Prédio destruído por ataque aéreo israelense em Gaza 
 13/11/2018    REUTERS/Suhaib Salem
Prédio destruído por ataque aéreo israelense em Gaza 13/11/2018 REUTERS/Suhaib Salem
Foto: Reuters

Os ataques aéreos israelenses mataram sete palestinos, ao menos cinco deles militantes, desde segunda-feira, e ataques com foguetes de Gaza mataram um palestino em Israel.

"As facções (palestinas) concordaram em cessar fogo com a condição de que Israel o respeite", disse uma autoridade palestina a par dos esforços de trégua do Egito. Ao ser indagada quando um cessar-fogo pode começar, outra autoridade palestina respondeu: "Imediatamente, caso Israel seja recíproco".

Após uma reunião de seis horas o gabinete de segurança de Israel disse ter ordenado que os militares continuem com os ataques a Gaza "como exigido", indicando que eles serão calibrados de acordo com os ataques palestinos.

O Hamas e outras facções armadas lançaram mais de 400 foguetes ou morteiros através da cerca da fronteira depois de realizarem um ataque-surpresa de míssil teleguiado contra um ônibus na segunda-feira que feriu um soldado israelense, disseram os militares.

O Hamas disse estar retaliando uma operação fracassada de um comando israelense em Gaza que matou um de seus comandantes e seis outros atiradores. Um coronel israelense também morreu no incidente.

O acionamento de sirenes em cidades do sul israelense e no porto de Ashkelon fez os moradores correrem para abrigos antibomba. Várias casas foram atingidas, e os militares disseram que o sistema antifoguetes Domo de Ferro interceptou mais de 100 projéteis.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade