PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mundo

Exército sírio e milícias atacam rebeldes em deserto no sudeste do país

10 jul 2017 - 13h54
Compartilhar
Exibir comentários

Soldados sírios e milícias apoiadas pelo Irã atacaram vilarejos beduínos no sudeste da Síria, nesta segunda-feira, para consolidar o controle de uma faixa de deserto que se alonga até a fronteira com o Iraque, disseram rebeldes apoiados pelo Ocidente.

Os rebeldes disseram que começaram o ataque de madrugada em uma área do deserto pouco povoada que fica ao leste da cidade controlada por militantes pró-governo de Sweida, habitada em sua maioria pela minoria druza.

A ofensiva aérea e terrestre, apoiada pelo poder aéreo russo, atingiu oito vilarejos de Tal Asfar a Tlul al Shuhaib que tinham sido tomados no final de março pelos rebeldes do Exército Livre da Síria das mãos do Estado Islâmico, depois que os militantes do grupo radical se retiraram para se agrupar mais ao norte.

"Esse é o maior ataque pelo regime e nos vilarejos do leste de Sweida. Eles usaram todos os tipos de armas, desde bombardeios aéreos a artilharia e uma ofensiva terrestre sem precedentes", disse Mohammad Adnan, porta-voz do Jaish Ahrar al Ashaer, um grupo rebelde composto por combatentes tribais que operam na área de fronteira com a Jordânia.

"Nos anos em que o Daesh controlou essa área, o Exército nunca se chocou com eles", acrescentou Adnan.

Adnan disse também que o Exército foi capaz de tomar ao menos sete vilarejos. Um comunicado do Exército disse que eles haviam recapturado diversas cidades, vilarejos e topos de colinas estratégicas na região que fica no leste de Sweida.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade