PUBLICIDADE

Europa

Yanukovych pede referendos em cada região da Ucrânia

Presidente deposto quer que cada região do país decida sobre permanência

28 mar 2014 - 07h19
(atualizado às 07h31)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O presidente ucraniano deposto Viktor Yanukovich participa de uma coletiva de imprensa em Rostov-na-Donu, em 11 de março</p>
O presidente ucraniano deposto Viktor Yanukovich participa de uma coletiva de imprensa em Rostov-na-Donu, em 11 de março
Foto: Maxim Shemetov / Reuters

O presidente deposto da Ucrânia, Viktor Yanukovich, pediu nesta sexta-feira que cada uma das regiões do país realize um referendo sobre seu status "dentro da Ucrânia", disse a agência de notícias russa Itar-Tass.

"Como presidente que está com vocês com toda a minha alma e meus pensamentos, faço um apelo a todos os cidadãos sensíveis da Ucrânia: não cedam aos impostores! Exijam um referendo sobre o status de cada uma das regiões dentro da Ucrânia", disse Yanukovich, segundo a agência, em um pronunciamento ao povo da Ucrânia.

"Somente referendos em toda a Ucrânia, e não eleições antecipadas, podem estabilizar a situação política e preservar a soberania e a integridade da Ucrânia", completou.

Yanukovytch, que fugiu da Ucrânia em fevereiro e vive, segundo informações da imprensa, nos subúrbios de Moscou, fez as declarações depois que a península da Crimeia aprovou, por ampla maioria em um referendo, sua anexação à Rússia.

O político também pediu desligamento do Partido das Regiões, do qual era líder, e que deve definir no sábado uma estratégia para a eleição presidencial de 25 de maio.

O partido reconheceu que deve passar por uma profunda reforma e pretende participar na eleição.

Com informações da Reuters e AFP.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/crimeia/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/crimeia/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade