PUBLICIDADE

Europa

Vaticano envia polêmica mensagem à presidente argentina

O porta-voz do vaticano esclareceu que a carta, enviada por ocasião da festa pátria no país, não era uma mensagem pessoal do Papa Francisco

23 mai 2014 - 10h31
(atualizado às 10h44)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O sacerdote Ciro Benedettini declarou que a mensagem enviada à presidente da Argentina era uma carta da Secretaria de Estado do Vaticano e não uma carta pessoal do Papa. Na foto, Francisco acena ao deixar a Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano em 30 de abril</p>
O sacerdote Ciro Benedettini declarou que a mensagem enviada à presidente da Argentina era uma carta da Secretaria de Estado do Vaticano e não uma carta pessoal do Papa. Na foto, Francisco acena ao deixar a Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano em 30 de abril
Foto: Alessandro Bianchi / Reuters

O Vaticano enviou uma mensagem, "redigida em nome do Santo Padre", à presidente argentina Cristina Kirchner, indicou nesta sexta-feira à AFP o porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi.

É comum que este tipo de mensagem, que frequentemente o papa nem chega a ler, leve a assinatura "Francisco", esclareceu Lombardi ao se referir à polêmia sobre a mensagem enviada pelo Vaticano a Kirchner.

"A partir de algo muito comum nasceu um equívoco", disse Lombardi à AFP.

Pela manhã, um porta-voz adjunto da Santa Sé havia dito que o Vaticano havia enviado uma mensagem a Cristina Kirchner por ocasião da festa pátria, mas que não se tratava de "uma mensagem pessoal do Papa".

"Houve uma mensagem da Secretaria de Estado (do Vaticano), como é habitual neste tipo de ocasiões, mas não era uma mensagem pessoal do Papa", declarou o sacerdote Ciro Benedettini, porta-voz adjunto da sala de imprensa do Vaticano.

O bispo argentino Guillermo Karcher, secretário de protocolo do Vaticano, afirmou na quinta-feira que a carta era falsa.

Mas o secretário da presidência argentina, Oscar Parrilli, disse que não duvidava da autenticidade do documento, que havia chegado pelos canais habituais.

Carta de papa para Cristina Kirchner pode ter sido um trote:

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade